Menu

Blog

Entenda os benefícios que o contato com a natureza traz para a nossa saúde

A vida e as responsabilidades do mundo moderno fizeram ser cada vez mais difícil dar um tempo e respirar. Aproveitar alguns minutos de contato com a natureza é uma atividade rara, considerada por muitos um luxo. Ainda que faça um bem considerável para a maioria, é difícil encontrar alguém que mantenha tal hábito.

Isso pode acontecer por diferentes motivos, sendo os principais a falta de tempo e a própria arquitetura de boa parte das cidades grandes. Em meio a tanto trabalho e ainda outros compromissos, as possibilidades ficaram pequenas, e já não é mais tão fácil ter momentos de sossego em companhia natural.

A pior parte desta falta de interação é que, mais que aquela calma e paz de espírito, o contato com a natureza também é altamente benéfico para a nossa saúde. No texto que o Piazito preparou para você hoje, nós vamos te explicar como e porque estes benefícios atuam. Continue a leitura abaixo e entenda!

 

contato com a natureza

 

Natural x Urbano

Você já percebeu que não é necessário muito tempo na rotina do mundo urbano para que o corpo e a mente comecem a sentir o cansaço? Não pense que isto acontece sem motivos: os constantes estímulos causados pelo trânsito e pela movimentação de pessoas são elementos que travam uma verdadeira guerra por atenção, fazendo com  que o cérebro fique sobrecarregado.

Existem diversos estudos que mostram na prática como a falta da presença natural pode nos afetar. Ambientes confinados, como os grandes escritórios, são os principais agentes de insatisfação e doenças causadas pelo trabalho. Em contrapartida, a natureza ajuda no aumento do foco e, consequentemente, do desempenho em qualquer tarefa.

Por menor que ele possa ser, qualquer sinal de verde ajuda em casos assim. A fuga deste mundo caótico e o contato com a natureza são, inclusive, alguns dos motivos que mais levam pessoas a optar por um hotel fazenda como destino de viagem.

 

contato com a natureza

 

3 benefícios do contato com a natureza

Para ilustrar melhor o que estamos falando, veja alguns exemplos específicos de como o contato com a natureza nos traz benefícios:

 

 

  • Vitamina D

 

Mesmo que possa ser encontrada em alimentos como ovos e peixe, é de conhecimento comum que a principal fonte de vitamina D é o sol. A principal função desta substância é manter a saúde dos dentes e dos ossos, já que ela atua na absorção de cálcio pelo corpo. Outra característica marcante da vitamina é a melhora da circulação sanguínea.

Ter o mínimo de 15 minutos de exposição solar por dia é um ótimo caminho para garantir os benefícios que ela traz.

 

 

  • Redução de estresse

 

De acordo com um estudo realizado em 2010 por pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, frequentar locais com incidência elevada de árvores e outras plantas pode fazer o estresse ser algo menos comum.

Estar rodeado pela natureza reduz os níveis de cortisol (também conhecido como hormônio do estresse), além de diminuir também a pressão arterial.

 

 

  • Saúde mental

 

Este benefício está diretamente ligado às já citadas reduções de cansaço e estresse. Afinal de contas, as duas situações contribuem para o esgotamento mental. Mais um estudo, desta vez conduzido por pesquisadores de Harvard, mostrou que 30% das pessoas que relataram uma vida melhor graças ao contato com a natureza tiveram avanços no quesito da saúde mental.

 

contato com a natureza

 

Os benefícios que a natureza traz para a nossa saúde são inegáveis. Cabe a cada um permitir a si mesmo uma boa dose diária deste contato. Gostou do conteúdo que o Piazito trouxe para você hoje? Então acompanhe nossas redes sociais e continue por dentro! Nós estamos no Facebook e no Instagram!