
A vida e as responsabilidades do mundo moderno fizeram ser cada vez mais difícil dar um tempo e respirar. Aproveitar alguns minutos de contato com a natureza é uma atividade rara, considerada por muitos um luxo. Ainda que faça um bem considerável para a maioria, é difícil encontrar alguém que mantenha tal hábito.
Isso pode acontecer por diferentes motivos, sendo os principais a falta de tempo e a própria arquitetura de boa parte das cidades grandes. Em meio a tanto trabalho e ainda outros compromissos, as possibilidades ficaram pequenas, e já não é mais tão fácil ter momentos de sossego em companhia natural.
A pior parte desta falta de interação é que, mais que aquela calma e paz de espírito, o contato com a natureza também é altamente benéfico para a nossa saúde. No texto que o Piazito preparou para você hoje, nós vamos te explicar como e porque estes benefícios atuam. Continue a leitura abaixo e entenda!
Natural x Urbano
Você já percebeu que não é necessário muito tempo na rotina do mundo urbano para que o corpo e a mente comecem a sentir o cansaço? Não pense que isto acontece sem motivos: os constantes estímulos causados pelo trânsito e pela movimentação de pessoas são elementos que travam uma verdadeira guerra por atenção, fazendo com que o cérebro fique sobrecarregado.
Existem diversos estudos que mostram na prática como a falta da presença natural pode nos afetar. Ambientes confinados, como os grandes escritórios, são os principais agentes de insatisfação e doenças causadas pelo trabalho. Em contrapartida, a natureza ajuda no aumento do foco e, consequentemente, do desempenho em qualquer tarefa.
Por menor que ele possa ser, qualquer sinal de verde ajuda em casos assim. A fuga deste mundo caótico e o contato com a natureza são, inclusive, alguns dos motivos que mais levam pessoas a optar por um hotel fazenda como destino de viagem.
3 benefícios do contato com a natureza
Para ilustrar melhor o que estamos falando, veja alguns exemplos específicos de como o contato com a natureza nos traz benefícios:
Vitamina D
Mesmo que possa ser encontrada em alimentos como ovos e peixe, é de conhecimento comum que a principal fonte de vitamina D é o sol. A principal função desta substância é manter a saúde dos dentes e dos ossos, já que ela atua na absorção de cálcio pelo corpo. Outra característica marcante da vitamina é a melhora da circulação sanguínea.
Ter o mínimo de 15 minutos de exposição solar por dia é um ótimo caminho para garantir os benefícios que ela traz.
Redução de estresse
De acordo com um estudo realizado em 2010 por pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, frequentar locais com incidência elevada de árvores e outras plantas pode fazer o estresse ser algo menos comum.
Estar rodeado pela natureza reduz os níveis de cortisol (também conhecido como hormônio do estresse), além de diminuir também a pressão arterial.
Saúde mental
Este benefício está diretamente ligado às já citadas reduções de cansaço e estresse. Afinal de contas, as duas situações contribuem para o esgotamento mental. Mais um estudo, desta vez conduzido por pesquisadores de Harvard, mostrou que 30% das pessoas que relataram uma vida melhor graças ao contato com a natureza tiveram avanços no quesito da saúde mental.
Os benefícios que a natureza traz para a nossa saúde são inegáveis. Cabe a cada um permitir a si mesmo uma boa dose diária deste contato. Gostou do conteúdo que o Piazito trouxe para você hoje? Então acompanhe nossas redes sociais e continue por dentro! Nós estamos no Facebook e no Instagram!