Reservas: (41) 3632-1212

Blog

Conheça a importância do contato com a natureza para as crianças

Em meio a rotina agitada do dia a dia das grandes cidades, manter um contato próximo com a natureza pode ser uma tarefa bastante complicada, ainda mais para as crianças, que estão passando cada vez mais tempo dentro de casa ligadas em aparelhos eletrônicos. Mas garantir o contato com a natureza para as crianças pode proporcionar diversos benefícios e contribuir para o desenvolvimento infantil.

A natureza nos ajuda a fugir da rotina estressante e recarrega nossas energias para enfrentar os desafios do cotidiano. Já está mais do que comprovado que o contato com o meio ambiente contribui para aumentar nosso bem-estar físico e mental. E o contato com a natureza para as crianças pode ser ainda mais importante.

Entenda como essa prática pode ser benéfica para os pequenos!

 

Estimula o aspecto sensorial

Nas grandes cidades, as crianças estão recebendo estímulos sensoriais constantemente. O problema é que esses estímulos, muitas vezes, se tornam repetitivos e passam a não agregar mais nada no universo infantil. Por outro lado, o contato com a mãe natureza proporciona experiências novas, fazendo com que as crianças descubram um universo inexplorado.

O meio ambiente está repleto de cores, formas, sons e tantos outros elementos que muitas crianças ainda não tiveram um contato mais profundo. Andar descalço na terra, interagir com animais, sentir o ar puro do campo e outras atividades estimulam os sentidos da criança, deixando-o mais apurados.

 

Aumenta a criatividade

O contato com a natureza para as crianças é um fator que contribui para aumentar a criatividade dos pequenos, uma vez que proporciona novas experiências que vão liberar todo o poder de criatividade que existe no universo infantil.

Na natureza as crianças se sentem mais livres para colocar a criatividade em prática. Isso se deve ao fato de que o contato com o novo contribui para liberar novos estímulos e percepções. A criança pode, por exemplo, criar brinquedos com os elementos da natureza ou inventar uma brincadeira que se passe no meio de um campo.

 

Contribui para o sistema imunológico

Ao entrar em contato com a natureza, as crianças têm mais chances de adquirir anticorpos e ficar expostas a microorganismos. Em um primeiro momento, isso pode representar um risco maior de desenvolver doenças e outros problemas de saúde.

Mas esse maior contato com agentes microbianos ajuda a fortalecer o sistema imunológico infantil, muitas vezes, ainda em desenvolvimento. Dessa forma, o contato com a natureza para as crianças contribui para uma melhora na saúde dos pequenos, deixando-os mais preparados para enfrentar uma doença ou infecção, por exemplo.

 

Melhora o desempenho físico

Em grandes cidades, onde as crianças passam grande parte do tempo dentro de casa, a prática de exercícios não é comum entre os pequenos. Mas o contato com a natureza permite que eles se exercitem muito mais ao saltar, correr, brincar, etc.

Consequentemente, é possível notar uma melhora no desempenho físico das crianças, através do fortalecimento do sistema muscular e da melhor disposição para a prática de atividades. É importante estimular hábitos saudáveis desde cedo para que, no futuro, as crianças se tornem adulto conscientes em relação à importância da natureza para nossa vida.

 

Como vimos, o contato com a natureza para as crianças contribui em diversos aspectos para o desenvolvimento infantil. Estimular essa maior proximidade com o meio ambiente deve ser uma busca constante dos pais. Com certeza, isso só trará benefícios!

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas dicas, novidades e promoções.