Menu

Blog

Você sabia que estar em uma piscina faz bem à saúde?

Que piscinas são ambientes perfeitos para brincadeiras e atividades físicas, todo mundo sabe. A evolução pela qual elas passaram nos últimos anos permitiu a existência de diversos tipos e tamanhos. Hoje, é possível curtir uma piscina gelada em dias de muito calor e uma piscina quente em épocas frias, incluindo também as muito usadas hidromassagens.

No entanto, estas não são as únicas vantagens das piscinas. Você sabia que, mais que entreter, uma piscina pode fazer bem à saúde? No texto de hoje nós vamos te mostrar 3 benefícios que essas águas trazem para o nosso corpo, além de um pequeno panorama sobre as piscinas do Brasil. Saiba mais!

 

O uso da piscina no Brasil

Segundo informações divulgadas pela Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP), o Brasil é um dos maiores mercados de piscinas do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Essa segunda posição se justifica: estima-se que existem cerca de 2 milhões de piscinas instaladas no país, distribuídas ao longo de toda a extensão territorial. Ainda de acordo com a ANAPP, o crescimento não para: aproximadamente 70 mil piscinas são construídas todo ano por aqui, em um mercado que chega a movimentar R$ 4,5 bilhões por ano.

A quantidade tão elevada de piscinas ajuda a entender como o público é variado. A passagem do tempo viu a demanda principal deixar de ser de parques aquáticos e migrar para as residências. Outros estabelecimentos também começaram a implementá-las como uma forma de ofertar lazer, entre eles hotéis, clubes e, é claro, hotéis fazenda.

 

piscina

 

3 benefícios da piscina para a saúde

 

Saúde física

Você provavelmente já sentiu como certos movimentos são mais complicados de serem feitos dentro de uma piscina do que fora dela, certo? Isso acontece porque a resistência da água pode ter até 12 vezes mais resistente que o ar, o que intensifica atividades físicas.

A tão famosa hidroginástica, por exemplo, é uma solução de exercício indicada a pessoas que precisam de práticas com impactos menores. Ela costuma ser muito recomendada, por médicos, também para quem tem algum problema de coluna.

O próprio ato de nadar traz suas vantagens. Ele estimula a atividade de praticamente todos os grupos musculares, fortalecendo não só os músculos em si, mas também as articulações. Como a natação ajuda a controlar a saúde cardiovascular, chega a ser uma boa alternativa até mesmo na redução do risco de AVC.

 

Respiração

As atividades aquáticas e a respiração embaixo d’água são fatores que ajudam a fortalecer os músculos pulmonares. Esse fortalecimento contribui no aumento do controle do ar, além de reduzir consideravelmente a irritação das vias respiratórias.

 

Pressão alta

Conforme pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2016, 1 em cada 4 brasileiros sofre com hipertensão. Ainda que o dado seja semelhante ao de anos anteriores, ele continua sendo bem negativo.

A boa notícia é que as piscinas podem ajudar. No caso de pacientes de pressão alta não há necessidade nem de que se nade; basta caminhar para se ter ajuda no controle da pressão arterial. Isto acontece porque as atividades realizadas em uma piscina não são muito intensas e não impedem que a respiração seja controlada.

 

piscina

 

O Piazito Park Hotel conta com um complexo aquático que engloba piscinas infantis e adultas na parte externa e mais duas piscinas térmicas internas. Nosso espaço é perfeito para se divertir e, como você acabou de ler, cuidar da saúde ao mesmo tempo!

 

Gostou do conteúdo de hoje? Para ficar por dentro de tudo, acompanhe o Piazito Park Hotel no Facebook e no Instagram!