Reservas: (41) 3632-1212

Blog

Como o turismo ecológico pode melhorar a saúde da terceira idade?

Com o crescente número da população idosa em nosso país e a procura cada vez maior desse público por opções de lazer, o turismo ecológico tem se mostrado como uma excelente alternativa para aliar diversão, bem-estar e ainda melhorar a saúde da terceira idade.

O contato com a natureza é importante em qualquer fase da vida e proporciona diversos benefícios aos mais variados públicos. Para os idosos, esse contato, promovido através do turismo ecológico, é ainda mais importante.

Conheça os principais benefícios dessa atividade para esse público!

 

Melhora o sono

Muitos idosos têm o hábito de ficar dentro de casa e realizar poucas atividades que gastam energia. Isso faz com que eles possam ter dificuldade na hora de dormir, além de aumentar os riscos de desenvolver problemas de saúde. Mas o turismo ecológico pode ajudar a combater esses problemas e ser um ótimo aliado para garantir uma boa noite de sono.

Como a atividade é realizada em áreas abertas, os idosos acabam sofrendo maior exposição de raios solares, que, na medida certa, ajudam a regular o relógio biológico do corpo e podem contribuir para um sono com mais qualidade. Além disso, o esforço físico exigido pelo turismo ecológico faz com que os idosos se movimentem mais e gastem mais energia, o que também colabora para a qualidade do sono.

 

Promove bem-estar

Na terceira idade, garantir bem-estar significa uma melhora na saúde física e mental dos idosos. Quando eles praticam turismo ecológico, respiram um ar mais fresco e limpo, capaz de regular os níveis de serotonina, hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.

Essa sensação, promovida pelo maior contato com a natureza, é responsável por regular os hormônios do corpo, diminuir a pressão arterial e os riscos de depressão, problemas muito comuns na terceira idade.

 

Aumenta os índices de vitamina D

Além de ajudar a regular o relógio biológico do corpo, o contato com o sol, estimulado pelo turismo ecológico, colabora para o aumento no índice de vitamina D em nosso organismo, que ajuda a melhorar a absorção de cálcio. Para os idosos, essa vitamina é extremamente importante, pois a deficiência de cálcio é um problema comum na terceira idade e pode ocasionar problemas como quebra de ossos e dores nas articulações.

Outra vantagem da vitamina D para a terceira idade é que ela ajuda na redução do risco de câncer, diabetes e doenças cardíacas, além de promover o relaxamento dos vasos sanguíneos e a diminuição da pressão arterial.

 

Faz bem ao cérebro

O turismo ecológico é uma prática que nos ajuda a desligar dos problemas do dia a dia, diminuindo o estresse e as preocupações recorrentes do cotidiano. Com isso, há uma melhora na concentração e o cérebro fica mais focado para realizar atividades importantes.

Além disso, o turismo ecológico faz com que o cérebro entre em um estado chamado rede neural padrão, fazendo com que os processos de compreensão sobre nós e sobre o mundo ocorra de forma mais fluida.

 

O turismo ecológico e o contato com a natureza só traz benefícios a quem está na terceira idade. Para essas pessoas, é importante realizar atividades que promovam saúde e bem-estar, já que os problemas de saúde costumam ser mais recorrentes.

Aqui no Piazito, temos diversas atividades ligadas ao turismo ecológico e contamos com uma programação especial para receber o público da terceira idade. Entre em contato conosco e conheça todas as nossas opções de lazer. Estamos esperando por você!