Como treinar em academias ao ar livre

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Como treinar em academias ao ar livre

Academias ao ar livre são uma facilidade em diversos aspectos. Apenas algumas de suas vantagens são a sua localização e o seu custo, que é zero. Elas podem ser encontradas em qualquer lugar, seja em praças públicas ou até mesmo estabelecimentos privados.

Por estarem em todos os lugares, são ótimos substitutos da academia, para quando você estiver viajando nas férias, por exemplo. É por isso que o texto de hoje vai te mostrar que dá, sim, para ter um treino efetivo em academias ao ar livre. 

Confira!

 

Exercícios para fazer em academias ao ar livre

Cada aparelho tem seu objetivo específico, focando em uma ou mais partes do corpo. Conhecer como eles funcionam é o primeiro passo para ter um bom treino. 

 

Simulador de caminhada

O simulador de caminhada é um dos equipamentos mais comuns e está presente em todas as academias ao ar livre. Como o próprio nome já diz, sua principal utilidade é simular uma caminhada.

Esse equipamento tem diversos benefícios. Alguns deles são a melhora da mobilidade das pernas, aumento da resistência cardiorrespiratória e ajuda no emagrecimento. 

O recomendado é fazer 45 minutos de caminhada neste aparelho. Mas, é claro, tudo depende do seu condicionamento físico. Se você acha que este tempo é demais para você, comece com poucos minutos e vá aumentando gradativamente. Se preferir, é possível também realizar pequenas pausas entre cada sessão.

Caso utilize os outros equipamentos no seu treino diário, apenas 15 minutos de caminhada já é o suficiente. É uma boa opção para começar o treino.

 

Esqui

Outro equipamento presente nas academias ao ar livre é o esqui. Esse equipamento fortalece não apenas as partes inferiores do corpo, como também os braços e costas. Como na caminhada, o simulador de esqui ajuda na sua respiração e coordenação motora.

Para o esqui, o tempo recomendado é de cinco a quinze minutos. Lembrando que esse tempo depende de você; conheça os seus limites para evitar acidentes.

 

Rotação dupla diagonal

O famoso volante tem, sim, uma grande utilidade! Ele auxilia na mobilidade dos ombros e braços e reduz dores articulares. Para usá-lo, basta ficar em pé à frente dele com a postura reta e girar os apoios do equipamento. 

O tempo será dividido em séries: três séries com 15 repetições do movimento circular com um descanso de 30 segundos entre eles.

 

Simulador de surf

Esse aparelho é o mais recomendado para quem quer focar no abdômen. Além disso, trabalha as costas, cintura e ameniza as dores musculares.

Esse exercício deve ser feito por aproximadamente 2 minutos. E para quem tem fortes dores musculares, ou qualquer outro problema na coluna, consulte o seu médico antes de realizar o exercício. 

 

Multi exercitador

E, para finalizar, vamos falar sobre o aparelho que engloba vários tipos de exercícios. Nele é possível fazer diversos movimentos que fortalecem os músculos superiores e inferiores. 

O flexor de pernas, que está presente no multi exercitador, atua nos músculos da perna e do joelho. O recomendado é fazer três séries de 10 repetições, com um intervalo entre séries de 30 segundos. 

Nele também é possível fazer a elevação de ombros, que fortalece o ombro e os braços. Para realizar este exercício bastam três séries com 10 repetições do movimento. 

Viu como dá pra aproveitar e ter um bom treino em academias ao ar livre? Não tem mais desculpas para não malhar nas férias, especialmente se você estiver no Piazito; afinal, nós temos uma dessas por aqui! Para mais conteúdos como esse, siga-nos no Facebook e Instagram!

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