Menu

Blog

Como as brincadeiras ajudam no desenvolvimento infantil?

desenvolvimento infantil

Não é novidade que as brincadeiras trazem diversos benefícios para o desenvolvimento infantil. Brincar significa descobrir habilidades, ampliar a criatividade, o raciocínio lógico e a concentração e aprender a conviver com as diferenças. É brincando, seja fora ou dentro de casa, que elas descobrem um mundo novo, cheio de aventuras para desbravar.

A brincadeira é um dos caminhos mais eficazes para o desenvolvimento infantil. No entanto, cada vez mais as crianças estão trocando as recreações pela tecnologia, seja em jogos de computadores ou em smartphones.

Há também as que estão com menos tempo para se divertir graças à correria do dia a dia dos pais, que acabam se preocupando apenas com as tarefas escolares e esquecem que o brincar também é parte fundamental para a evolução dos pequenos.

As brincadeiras fazem a diferença em diversos aspectos da vida das crianças. Quer saber quais são elas? Confira no texto de hoje do Piazito! Separamos alguns pontos que mostram como as brincadeiras ajudam no desenvolvimento infantil.


As brincadeiras e o desenvolvimento infantil


Estimulam a imaginação

Um dos principais benefícios das brincadeiras para o desenvolvimento infantil é o estímulo à imaginação. As crianças, por si só, já possuem a imaginação fértil, com a criação de personagens, por exemplo, mas é durante as brincadeiras que este senso é aprimorado.

Seja brincando de super-heróis, personagens de historinhas ou até mesmo reproduzindo a vida real, com papel de pai, mãe ou de profissões como médico e professor, essa é uma maneira dos pequenos exercitarem a imaginação e compreenderem como são as situações do dia a dia, a forma de ser e agir.

Melhoram a socialização

A interação com adultos e outras crianças pode ser uma das principais dificuldades dos pais com os pequenos durante o desenvolvimento infantil, principalmente no período escolar. Afinal, é uma fase de transição, em que as crianças estão conhecendo novas pessoas e entendendo como conviver com as diferenças.

As brincadeiras são essenciais para melhorar a socialização, pois com elas os pequenos aprendem conceitos de convivência, como respeitar ao próximo, a compartilhar e a ter autoconfiança. Além disso, ao brincar as crianças constroem amigos, laços importantes que demonstram os adultos que serão no futuro.

Desenvolvem uma nova linguagem

A infância é um momento de descoberta e aprendizado constante. A cada dia é uma novidade; são as primeiras ações, as primeiras palavras, os primeiros passos… E as brincadeiras têm grande responsabilidade nisso.

Brincadeiras que estimulam a imaginação, raciocínio lógico e criatividade como os joguinhos de memória e quebra-cabeça ajudam os pequenos a desenvolverem uma nova forma de linguagem e pensar.

Resolvem conflitos internos

As crianças também possuem conflitos que precisam ser resolvidos e brincar pode ser uma forma de solucionar isso. Ao brincar os pequenos podem encenar seus medos, frustrações e angústias e, dessa forma, achar soluções para resolver esses problemas de uma forma saudável.

Para lidar com a frustração, os jogos de ganhar e perder são ótimos. Isso porque eles ajudam a trabalhar esse sentimento, que se fará presente em boa parte da vida dessa criança depois de adulto.

O Piazito Park Hotel conta diversas atividades de lazer que colaboram para o desenvolvimento infantil. São brincadeiras exclusivas para o entretenimento e crescimento dos pequenos, sempre monitoradas pela nossa equipe de recreação.

Oficina de slime, caça ao tesouro, oficina de massinha, gincana de quintal são algumas das atividades encontradas aqui no nosso hotel fazenda.


Gostou das dicas? Quer saber mais informações sobre o Piazito Park Hotel? Entre em contato conosco e agende já sua hospedagem com a família!