Com o verão, ver as crianças na piscina se torna uma cena diária. É normal que elas queiram se refrescar, porém, por serem pequenas, é preciso uma atenção especial com elas. Esse cuidado aumenta dependendo da idade da criança, ou seja, quanto menor a idade, maior a preocupação.
Seja onde for, esse cuidado precisa existir para que os pequenos também possam se divertir na piscina. Saiba no texto a seguir os principais cuidados que você deve ter com as crianças na piscina.
Crianças na piscina: que cuidados devo tomar?
1. Nunca a perca de vista
A primeira dica é a mais importante! Você como pai, já deve saber que as crianças na piscina estão sujeitas a alguns acidentes. Por isso, independente da idade do seu filho, é preciso ficar sempre atento à criança. Tenha sempre a noção de onde ela está, nunca a perdendo de vista.
Este ato pode prevenir que acidentes aconteçam e se caso a criança estiver precisando de ajuda, você estará lá.
2. Saiba a correta profundidade da água
Quando a piscina não é a da sua casa, essa dica é mais importante ainda! Piscinas de hotéis ou clubes costumam ser separadas por profundidade. Por isso fique atento à profundidade que o local sinaliza para cada piscina.
Obviamente a profundidade da água não impede completamente possíveis acidentes, mas ajuda a evitá-los.
3. Fique atento ao uso de boias
Boias costumam ser usadas por muitos pais, mas, não se deve confiar cegamente nelas. Elas são uma boa ajuda mas não devem ser a única que a criança deve utilizar. As boias, seja de qual tipo for, podem se esvaziar, deixando a criança à deriva na piscina.
Por isso, elas devem ser usadas somente como um apoio e não substituir a supervisão dos pais.
4. Cuidado com as brincadeiras
Todas as crianças na piscina gostam de fazer brincadeiras, por isso é preciso ficar atento a elas. Seja dentro ou fora dela, as chances de algo dar errado são grandes.
Correr na beira da piscina é com certeza a primeira brincadeira a ser evitada. Dentro da piscina algumas brincadeiras também podem machucar, uma delas é a de subir nas costas de outra pessoa. Outra brincadeira bastante feita pelos pequenos dentro da piscina é a ”lutinha”. Essas brincadeiras devem ser evitadas e trocadas por opções mais seguras.
5. Atenção à piscina
Outra dica valiosa é relacionada à piscina e vale não só para as fora de casa. Os produtos químicos presentes na água são para mantê-la limpa. Mas quando em excesso, podem causar alguns problemas. Um desses problemas é a irritação nos olhos e pode ser resolvido com o uso de óculos para mergulho.
6. Cuidados extras
Além de todos os cuidados com as crianças na piscina citados anteriormente, outras medidas podem ajudar. A principal delas é ensinar o seu filho a nadar. Ensinar desde cedo irá facilitar a ida à piscina, podendo ser feita por você mesmo ou por profissionais.
Procure sempre conversar com o seu filho, orientando-o a como se comportar na piscina.
Manter a segurança dos pequenos é o desejo de todo os pais, e para isso, tenho certeza que as dicas de hoje foram úteis. Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, nos siga no Facebook e Instagram para receber mais!