Menu

Blog

Saiba a importância da prática de esportes na infância!

prática de esporte na infância

Quando pensamos em bem-estar e saúde das crianças, a atividade física é uma das primeiras relações que fazemos. A prática de esportes na infância é fundamental para que os pequenos cresçam saudáveis e, principalmente, desenvolvam coordenação motora e aspectos sociais.

A infância é uma das etapas mais importantes da vida, pois é nela que são criadas as primeiras habilidades e a descoberta de um mundo cheio de desafios. Aliada às atividades físicas temos também a boa alimentação, com frutas e verduras ricas em vitaminas, que colaboram para que as crianças não tenham problemas de saúde.

Mas não é somente nesses aspectos que a prática de esportes na infância faz a diferença, por isso, no texto de hoje, o Piazito explica alguns dos principais benefícios dos exercícios físicos para as crianças. Confira!

5 benefícios da prática de esportes na infância

1. Reduz os índices de obesidade

A obesidade infantil é um dos principais problemas da sociedade, e no Brasil isso não é diferente. Em 2018, por exemplo, os índices de crianças com sobrepeso no país chegou a 33%, conforme o Ministério da Saúde. Um dado preocupante, e que mostra o quanto uma alimentação saudável e a prática de esportes na infância não é rotina na vida de muitas crianças.

O sobrepeso na infância pode desencadear diversos problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, entre outros. Para evitar que esses dados cresçam ainda mais, a prática de esportes na infância é essencial.

Futebol, vôlei, ballet e natação são algumas das atividades indicadas para que os pequenos tenham a atividade física como hábito diário, até mesmo depois de adultos.

2. Diminui a ansiedade

As crianças possuem muita energia, que precisa ser gasta de alguma maneira. Caso contrário, a criança pode desenvolver ansiedade e outros tipos de problemas. Uma das soluções é a prática de esportes na infância.

A atividade física ajuda a liberar endorfina, o hormônio do bem-estar. Assim, a ansiedade diminui, trazendo como benefício uma melhora na qualidade do sono e tranquilidade para os pequenos.

3. Colabora para ensino de responsabilidade

A infância é época também de muitos ensinamentos, principalmente a ter responsabilidade e disciplina. Uma das maneiras de ajudar as crianças com suas tarefas é a prática de esporte.

O esporte, independente da modalidade, apresenta regras que precisam ser seguidas. Com isso, os pequenos aprendem desde novos o senso de horários e demais regras a serem cumpridas.

4. Desenvolve coordenação motora

Os primeiros passos e as primeiras palavras são características ligadas à infância. Portanto, as crianças precisam de estímulo para que sua coordenação motora seja desenvolvida. A prática de esportes na infância é parte fundamental disso.

Ela estimula o equilíbrio e a força para que as crianças tenham domínio do corpo, dos movimentos e desenvolvam suas habilidades.

5. Ajuda a lidar com os sentimentos

Outro benefício da prática de esportes na infância é ensinar as crianças a lidar com as alegrias e, sobretudo, as frustrações. No esporte, nem sempre é possível ganhar, logo, ele é um estímulo para que os pequenos saibam perder.

Além disso, a inclusão social também é favorecida, afinal as crianças conseguem compreender melhor o outro e a lidar com as diferenças.

A prática de esportes na infância é importante sempre, até mesmo num passeio ou viagem. No Piazito Park Hotel, por exemplo, a atividade física para as crianças têm espaço garantido. Futebol, vôlei, entre outros.


Entre no nosso site e confira mais algumas das atrações do Piazito para diversão do seu filho e de toda a família e faça sua reserva ainda hoje!