Menu

Blog

5 dicas básicas para cuidar da saúde na primavera

 cuidar da saúde na primavera

Para os amantes de flores e de lindas paisagens naturais, está chegando a melhor estação do ano – a primavera. Que traduzindo do latim significa primeiro verão. Essa estação traz consigo muitos pontos positivos, mas também é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde. E é sobre isso que vamos falar hoje. Confira algumas dicas de como cuidar da saúde na primavera. 

Boa leitura! 

Com a mudança de estação, também acontecem as transformações climáticas. No caso da mudança do inverno para a primavera, por exemplo, as temperaturas ficam mais amenas, o ar fica mais úmido, as flores desabrocham e até os animais mudam seus comportamentos, principalmente os polinizadores que aumentam suas atividades. 

Para as plantas e a vegetação essa estação é enriquecedora, porém nós seres humanos precisamos tomar alguns cuidados com relação a nossa saúde. Toda mudança de temperatura pode ser prejudicial à saúde, em especial se não nos cuidarmos corretamente.  E a primavera por apresentar mais umidade no ar e maior proliferação de pólen, pode causar diversos problemas respiratórios. 

5 dicas para cuidar da saúde na primavera 

1. Manter os ambientes limpos e arejados 

Essa sem dúvida é a primeira dica e uma das mais importantes para cuidar da saúde na primavera. Nessa estação em específico, o pólen das flores circula pelo ar com muita facilidade, e isso pode ser um impasse para quem é alérgico ou tem problemas respiratórios.

Por isso é tão importante manter os ambientes sempre bem limpos e arejados, com uma boa circulação de ar. Evitando o acúmulo de objetos que possam juntar poeira, ácaros, organismos alergênicos, entre outros. 

2. Cultivar bons hábitos de higiene

Esse também é um cuidado que deve ser feito com muita frequência. Manter bons hábitos de higiene é uma prevenção de muitas doenças que podem se infiltrar pelo contato com as mãos, olhos, nariz e boca. 

Logo, é fundamental lavar bem as mãos com regularidade, evitar ter contato das mesmas no rosto, frequentar locais muito fechados e úmidos, assim como aglomerações e contato com locais sujos e empoeirados. 

3. Conservar as roupas bem higienizadas 

Além da higiene pessoal, é recomendado manter suas roupas também bem higienizadas para cuidar da saúde na primavera. Isso porque mesmo guardadas limpas dentro do guarda roupa, elas podem acumular ácaros e cheiro de mofo, o que pode acarretar em alguma crise alérgica. 

Aí vai outra dica para lavar suas roupas durante a estação! Assim como fazer outros tipos de higiene em casa, tenha preferência por produtos de limpeza neutros, evite os que têm cheiros e cores fortes que podem causar também alguma reação alérgica. 

4. Cuide bem da sua pele 

Sua pele também precisa de cuidados nas mudanças de temperaturas e nas trocas de estações. Na primavera, por exemplo, é recorrente a presença de ventos constantes e esse vento pode ser bem prejudicial a sua pele, causando ressecamentos. 

O ressecamento pode acarretar em perda de elasticidade, descamação, coceira e até fissuras. Por isso é tão importante o uso de hidratantes, protetores solares – isso em todo o corpo, não somente nas mãos e rosto. 

5. Atenção para sua imunidade

A imunidade é o que comanda a nossa proteção a qualquer tipo de doença, sendo ela alérgica ou não. Devemos cuidar muito bem dela, para evitar ao máximo contrair algum tipo de doença. E a melhor forma de fazer isso é mantendo uma rotina saudável e de precauções. 

É recomendado manter uma alimentação equilibrada, ter uma boa hidratação, praticar atividades físicas, pegar sol diariamente para preservar a quantidade necessária de vitamina D. Todas essas práticas deixam seu organismo mais forte e preparado para lidar com organismos alergênicos e indesejados. 

Seguindo essas dicas, você está preparado para curtir não somente a primavera, mas todas as estações do ano, desfrutando com muita saúde e energia

E que tal aproveitar essa estação tão deslumbrante num hotel fazenda? Nós temos um conteúdo exclusivo apontando quais são as vantagens em visitar um hotel fazenda na primavera: clique aqui para saber mais informações. 

Se você gostou deste assunto e das dicas de como cuidar da saúde na primavera? Siga as redes sociais do Piazito Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as nossas novidades sempre em primeira mão.