Menu

Blog

Conheça Piên: cidade onde está localizado o Piazito

Piên

Localizada na região sudeste do Paraná e com mais de 12 mil habitantes, essa é a cidade de Piên, município que há 18 anos recebe o Piazito Park Hotel. A cerca de 86 km da capital do estado, Curitiba, o município é conhecido pelas suas belezas naturais, artesanato e espaços culturais que encantam seus moradores e visitantes. 

Uma cidade acolhedora, que por esses e outros motivos, é tema deste conteúdo especial. Se você ainda não conhece Piên, continue a leitura deste blog, descubra a história do município e todas as suas curiosidades. 

Boa leitura!  

Como surgiu o município de Piên? 

Piên tem sua origem junto a colonização portuguesa no estado do Paraná. Os portugueses, na época, buscavam um local para se fixarem e construírem suas vidas. E foi nessa procura que eles encontraram a cidade de Tietê, assim como era chamada Piên na época, em torno de 1850. 

Durante esse período, a renda do município era obtida a partir da agricultura, em especial a produção de erva-mate, farinha de milho e feijão. Todos esses produtos eram fabricados num monjolinho comunitário. Após alguns anos, as produções de madeira e cereais foram os destaques da região também. 

O nome Piên apresenta duas explicações. De acordo com estudos, a primeira hipótese é que sua origem está no piar do gavião, ave muito encontrada na região nesse período. A segunda hipóteses é que Piên significa a palavra “coração” na língua indígena Tupi-Guarani, já que antes da chegada dos portugueses, o local era habitado por índios dessa tribo. O município foi emancipado em 1º de novembro de 1961. 

Piên é exemplo de qualidade de vida no estado 

Hoje, a cidade de Piên se destaca pela qualidade de vida que oferece a quem escolhe o município para morar. Segurança, saúde, opções de lazer, transporte e educação são os principais itens. Na saúde, por exemplo, a cidade conta com hospitais, pronto socorro e serviços odontológicos. A educação, de acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cerca de 98% dos jovens e adultos da região são alfabetizados. 

Falar de Piên e não ressaltar suas opções de lazer e entretenimento, é quase impossível. A cidade conta com o Parque Municipal de Eventos, onde são realizadas festas anuais como: Festa de Nossa Senhora da Graça e Festa do Produtor Rural. Para quem aprecia uma boa leitura e tem curiosidade em conhecer mais sobre literatura, o município tem a Biblioteca Cidadã, com um total de mais de 7500 volumes. 

Já para viver momentos incríveis com a família e os amigos aos finais de semana ou feriados, a cidade apresenta três praças: Praça dos Pioneiros, Praça dos Sagrados Corações e Praça do Expedicionário. Que, além do contato com a natureza, garante o entretenimento de todos, principalmente das crianças

A cidade e seu clima 

Nada diferente das regiões do sul do Brasil, a cidade apresenta as quatro estações do ano bem definidas. O clima tropical úmido garante um verão com temperaturas mais amenas, no entanto, durante o inverno, é comum a ocorrência de geada com frequência devido às temperaturas baixas, que chegam a registrar números abaixo de 0. 

Durante a primavera, o colorido das flores e o verde das árvores, encantam a todos. O outono, que tem por característica o clima de meia estação, proporciona temperaturas amenas, ideal para curtir um dia de sol para fazer um piquenique com a família. As chuvas são recorrentes todo ano, por isso o período seco e de estiagem não é comum à localidade. 

Essa é um pouco da história do município. Piên é o local perfeito para viver com tranquilidade e conforto com a família. A cordialidade de seus moradores e crescimento significativo a cada ano, transformam a cidade num dos destaques do estado. 

Por isso, não deixe de conhecer esse município encantador. E para isso, nada melhor do que visitando o Piazito Park Hotel. Um hotel de excelência, que oferece diversão e lazer para você e sua família em meio à natureza. Entre em contato conosco e garanta já sua reserva. Venha viver momentos inesquecíveis no nosso hotel fazenda. 

Imagem do blog via Facebook da Prefeitura Municipal de Piên.