Menu

Blog

Parque das Aves do Piazito: um festival de cores e beleza

parque das aves

Que o contato com a natureza traz diversos benefícios, tanto para as crianças quanto os adultos, nós já sabemos. Por isso escolher um hotel fazenda, assim como o Piazito, para passar uns dias de descanso com a família e amigos é uma ótima opção para quem quer conhecer diversas espécies de animais também: aqui nós temos o Parque das Aves.

Papagaios, araras-canindé, tucanos, urubu, corujinhas, sabiá, pássaro-preto, trinca-ferros, canários, curiós, quero-queros entre outras espécies fazem parte do Parque das Aves. Um local preparado para que elas recebam o tratamento adequado e o carinho dos hóspedes. O Parque das Aves do Piazito é um local que tem parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). 

Cerca de 99% dos animais que estão no ambiente foram resgatados pelo IAP e o IBAMA em situação de risco e maus tratos (caça, atropelamentos e choque contra fiação elétrica). No Piazito, eles recebem os cuidados necessários de médico veterinário que verifica a saúde das aves e de um biólogo para fazer sua avaliação geral. 

Entenda o que é o IAP

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi criado em 1993 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Paraná, a partir da Lei nº 10.066. O IAP é o órgão responsável pela gestão e controle das atividades de fauna silvestre em cativeiro, além de proteger, conservar e preservar o patrimônio ambiental para melhor qualidade de vida e preocupação com o desenvolvimento sustentável com participação da sociedade.

O Parque das Aves e suas atrações

No Parque das Aves você encontra um verdadeiro festival de cores e beleza. No total, o espaço conta com 55 espécies de aves, sendo algumas delas incluídas na lista de animais em risco de extinção, como o papagaio-do-peito-roxo. 

A parceria do Piazito com o IAP surgiu há 2 anos, e hoje nosso hotel fazenda é cadastrado no instituto como Mantenedor de Fauna Silvestre, com o objetivo de ajudar esses animais a ter um local apropriado para ficar, recebendo um tratamento adequado para a saúde e nutrição dos mesmos,  já que todos são oriundos de apreensões. 

As aves viviam em cativeiro, por isso necessitam ficar em ambientes fechados. Caso contrário, ao serem soltas na natureza, não conseguem sobreviver. No espaço, que é mais uma das áreas de lazer do Piazito, nossos hóspedes podem ter contato direto com as aves, sempre com o auxílio de um dos profissionais responsáveis por cuidar dos animais. 

Para muitos essa é a oportunidade de conhecer espécies raras de aves brasileiras, que não são comuns de encontrar no dia a dia. Além disso, saber mais sobre o trabalho de educação ambiental, na importância da preservação do meio ambiente e dos animais silvestres.  

O Parque das Aves do Piazito é diversão garantida para as crianças e também os adultos. Para isso oferecemos um passeio especial durante a sua estadia e da sua família.

Saiba mais sobre algumas das espécies encontradas no Parque das Aves

Papagaio

No Brasil são encontradas várias espécies do papagaio. As mais conhecidas são: Papagaio Verdadeiro, Papagaio Moleiro, Papagaio Ecletus, Papagaio do Mangue, Papagaio do Senegal, entre outros. Além do nosso país, as espécies são achadas também em outros locais da América do Sul como Bolívia, Paraguai e Argentina. 

Com as cores predominantes do verde, amarelo, azul e vermelho a expectativa de vida da espécie é de até 60 anos. 

Arara 

As araras são conhecidas por se destacarem pela sua beleza e tamanho. Com cores vibrantes e coloridas as diversas espécies de araras são encontradas na natureza brasileira. 

As araras são identificadas também pela sua característica marcante da imitação de outros animais e dos humanos também. Seu habitat natural são as copas das árvores. No Brasil, elas são encontradas, principalmente, na Floresta Amazônica, Pantanal e região da Mata Atlântica.  

Tucano 

Com mais de 30 espécies encontradas, o tucano é achado em países como o Brasil, Argentina e México. Com a coloração mais escura, sua característica marcante é o bico com variações de cores. Os tucanos se alimentam, normalmente, de frutas. 

Agora que você já sabe mais informações sobre o Parque das Aves, que tal trazer sua família e amigos para conhecer o espaço? Entre em contato conosco e faça já uma reserva. Venha passar dias de descanso e muito entretenimento!