Menu

Blog

5 benefícios da hidroginástica para a terceira idade

benefícios da hidroginástica

Práticas aquáticas e piscinas em geral trazem inúmeros benefícios à saúde, como o Piazito já te contou. Algumas dessas atividades, inclusive, foram desenvolvidas especialmente com essa intenção, como é o caso da hidroginástica. Comum entre o público idoso e fazendo um bem considerável para a saúde, a hidroginástica para a terceira idade é um exercício muito procurado.

Todos sabemos a importância de se manter ativo mesmo – e principalmente – quando envelhecemos. A realização de atividades físicas ajuda o corpo a funcionar com plenitude, além de fortalecer a imunidade. Entre tantas opções, a hidroginástica para a terceira idade apresenta um exercício com redução de impacto e risco nulo de quedas, tornando-a mais segura.

Neste material que o Piazito preparou para você hoje, nós iremos te mostrar e explicar os principais benefícios da hidroginástica para a terceira idade. Assim, você verá como esta prática pode (e deve!) ser realizada por todos. Seja para idosos que querem se manter ativos ou adultos que desejam se prevenir desde cedo, a hidroginástica só traz vantagens. Confira!

 

hidroginástica para a terceira idade

 

Hidroginástica para a terceira idade – 5 benefícios

 

  • Equilíbrio e coordenação

Responsável por nos permitir que façamos praticamente todas as nossas atividades diárias, a coordenação motora é uma habilidade que sofre muito com declínios ao longo dos anos. Da mesma maneira, a falta de equilíbrio é um problema comum entre idosos, causando quedas que, por conta da idade, podem ser altamente perigosas.

Uma prática constante da hidroginástica, ao mesmo tempo em que previne a perda de equilíbrio e da coordenação motora, ajuda idosos com dificuldade a recuperarem o controle de seus movimentos.

 

  • Redução do estresse

Com a chegada da idade, é comum a aparição de problemas cardíacos. Em casos assim, o estresse é um fator que pode trazer sérias consequências, sendo um dos principais agentes de risco. Para evitá-lo, nada melhor que momentos calmos e boa companhia. Felizmente, é exatamente isso que a hidroginástica proporciona, aliando a saúde do corpo e da mente.

 

  • Circulação sanguínea

Aulas de hidroginástica costumam ser em piscinas de água quente, algo que naturalmente auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos. Porém, não é só isso que favorece a circulação. Por ser uma atividade que exige diversos movimentos corporais, a hidroginástica também estimula os batimentos, facilitando o trabalho dos circulatório dos vasos.

 

  • Musculatura

Mesmo com a redução de impacto causada pela água, é inegável a força muscular imposta em uma atividade como a hidroginástica. Considerando que os diferentes exercícios ajudam a trabalhar praticamente todos os músculos do corpo, fica claro o aumento de resistência e força causado pelas aulas.

 

  • Sistema respiratório

Já falamos acima sobre os muitos movimentos do corpo e sobre como o coração bate mais rápido e o sangue flui melhor durante o exercício da hidroginástica. Da mesma forma que o sistema circulatório é beneficiado, o respiratório também é. Com o estímulo do sistema, os pulmões são fortalecidos e o fôlego aumenta.

 

hidroginástica para a terceira idade

 

Viu como a hidroginástica para a terceira idade pode ser uma das atividades mais benéficas e estimulantes? Suas vantagens fazem bem para a saúde e podem ser notadas nos mais simples afazeres rotineiros. Gostou do texto de hoje? Então continue acompanhando o Piazito através das redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, no Instagram e no Pinterest!