Menu

Blog

Conheça 5 benefícios do turismo para nossas vidas

benefícios do turismo

Estamos na semana do Dia Nacional do Turismo. A data, celebrada no dia 8 de maio, foi oficializada em 2012 e, desde então, possui a finalidade de homenagear turistas e promover o turismo por todas as regiões do Brasil. Vale destacar que a data não é a mesma que o Dia Mundial do Turismo, o qual diz respeito ao turismo internacional e é comemorado em 27 de setembro. De qualquer maneira, hoje, aproveitando a primeira data, nós falaremos sobre os benefícios do turismo.

Viajar é, para muitos, a maior forma de lazer e a mais eficiente terapia. Não importa o nosso destino: sempre que viajamos, além de aproveitarmos cada momento, voltamos renovados. Quando a viagem nos proporciona atividades mais naturais, os benefícios do turismo são ainda maiores. Isso porque o contato com a natureza faz bem até para a saúde, melhorando a pressão arterial e aumentando os níveis de vitamina D.

Abaixo, no restante do texto, você conhecerá 5 benefícios do turismo para nossas vidas que o Piazito selecionou para você. Afinal, independente de quando e onde, conhecer novos lugares é o jeito perfeito de clarear a mente e ter momentos únicos. Continue a leitura abaixo e saiba mais!

 

5 benefícios do turismo

 

1. Ajuda a descansar

Um problema recorrente e que afeta praticamente toda a nossa sociedade é a rotina; ainda mais quando falamos em trabalho. Todo o processo de fazer sempre a mesma coisa pode ser física e mentalmente desgastante, o que nos deixa mais cansados e precisando de uma pausa a cada dia que passa.

Para aliviar este problema, o turismo é a melhor pedida. Viajar, de preferência para um local longe e recheado de natureza, como um hotel fazenda, é garantia de desligar a mente por um tempo e fazer com que ela não fique mais exausta.

 

2. Aumenta a criatividade

A criatividade é uma das virtudes afetadas por corpos e mentes cansados. Estar agarrado a uma rotina, além de cansar, dificulta o surgimento de novas ideias. Como viagens são fugas do cotidiano, elas têm o efeito contrário.

Assim como o turismo ajuda a descansar, ele consequentemente faz com que a criatividade não seja perdida, o que é um grande facilitador na resolução das mais variadas atividades diárias.

 

3. Diminui o estresse e contribui com a saúde cardíaca

Você sabia que estar tenso e estressado provoca a liberação de cortisol pelo organismo? O hormônio é o principal responsável pelo estresse e por doenças causadas por ele, incluindo os problemas cardíacos.

Segundo estudos, pessoas que viajam a cada dois anos possuem mais chances de sofrer com estresse e, por consequência, doenças cardíacas que pessoas que viajam duas vezes por ano. Outro fator do turismo que contribui com a saúde do coração são os exercícios realizados durante as viagens, incluindo aquelas pequenas caminhadas.

 

4. Melhora a concentração

Quem mora em ambientes urbanos sabe da quantidade de distrações que esses ambientes possuem. Tantas informações de uma só vez atrapalham o funcionamento do cérebro, o que afeta a concentração no que é realmente importante.

Outro estudo, desta vez promovido por pesquisadores da Universidade de Michigan, provou que a interação com a natureza, encontrada em muitas viagens, colabora com a memória, a concentração e outras habilidades cognitivas.

 

5. Traz felicidade

Por fim, temos o último, mais simples e melhor dentre os benefícios do turismo: ele nos faz felizes! Mais uma pesquisa, em Breda, na Holanda, mostrou que, dentro de um grupo de 1500 pessoas, 974 ficaram mais felizes somente planejando uma viagem. Se somente isso já causou felicidade para a maioria, imagine com uma viagem de fato!

Isso aconteceu porque durante todo o processo de uma viagem o corpo libera endorfinas, as quais causam prazer e bem-estar. Os benefícios do turismo, como você pode ver, vão do corpo à mente!

Gostou do texto de hoje? Para saber mais e continuar acompanhando o Piazito Park Hotel, siga nosso Facebook e nosso Instagram!