Menu

Blog

Viagem de carro: como fazer um passeio tranquilo e seguro

viagem de carro

Realizar uma viagem de carro é uma das experiências mais agradáveis, principalmente se o passeio for em família. O carro além de garantir o conforto de todos, proporciona aquela sensação de liberdade, de vento no rosto e a possibilidade de conhecer lugares maravilhosos com toda tranquilidade. No entanto, a estrada requer um cuidado redobrado. Por isso, separamos algumas dicas para você fazer uma viagem segura. Confira! 

9 dicas para uma viagem de carro tranquila e aproveitar cada momento 

1. Não esqueça a vistoria do carro 

O primeiro passo para fazer uma viagem de carro com toda segurança, é realizar uma vistoria detalhada no veículo, mesmo que o passeio seja para um lugar de pouca distância. A vistoria ajuda a evitar qualquer problema que possa vir a acontecer com o carro durante a viagem. Portanto, atente-se para a revisão de pneus, freios, suspensão, óleo do motor, faróis, combustível, enfim.. todos as partes essenciais do seu veículo. 

2. Tenha certeza que a documentação do veículo está em dia  

Uma viagem de carro tranquila requer atenção para a documentação do veículo. Por isso, antes de colocar as malas no carro e sair em passeio com a família ou amigos, tenha certeza que os documentos estão em dia. Mas, além disso, não esqueça também de verificar se sua carteira de motorista não está vencida e todos os passageiros estão com sua documentação, em especial as crianças.

3. Mantenha o limite de velocidade da estrada  

Diariamente podemos ver notícias de acidentes ocorridos pelo excesso de velocidade de muitos motoristas. Assim como citado no início deste conteúdo, a estrada apresenta alguns perigos, e um cuidado a mais é fundamental para proteção de todos. 

Por esse motivo, é importante dirigir com responsabilidade, respeitando o limite de velocidade estipulado na estrada, já que o excesso dela pode colocar em risco não somente a sua segurança e dos demais passageiros do seu carro, mas de outros veículos também. 

4. Café e energético: não abuse! 

O café e o energético são grandes aliados para dar um pouco de energia, não é mesmo? Porém, numa viagem de carro, não abuse das bebidas. Caso o sono dê algum sinal, faça uma parada para descansar, afinal o café e o energético não substituem umas boas horas de sono relaxante. 

Portanto, nada de consumi-las em excesso. As bebidas podem aumentar o nível de estresse, além de você ter que fazer mais paradas para ir ao banheiro, por exemplo. 

5. Faça um roteiro de viagem 

Para uma viagem de carro tranquila é preciso montar um roteiro, principalmente se o passeio for longe. Faça uma pesquisa dos locais que fazem parte do trajeto, os pontos turísticos que apresentam e quem sabe não são bons lugares para fazer “aquela paradinha” para conhecer e viver momentos incríveis.  

6. Prepare uma playlist 

As músicas estão presentes em vários momentos da vida: no trabalho, numa festa, para celebrar uma conquista, logo numa viagem de carro, elas não podem faltar. Monte uma playlist com suas músicas preferidas. Elas ajudam a animar o passeio e manter a tranquilidade. Ouvir boa música mantém o tédio e cansaço bem longe.

7. Faça algumas paradas  

Essa dica serve para uma viagem de carro mais distante. É fundamental realizar algumas paradas durante o trajeto, elas permitem que você possa descansar e “esticar as pernas” um pouco, pois é comum aparecer dores nas costas ou inchar braços e pernas quando se dirige por muitas horas. 

8. Mantenha as crianças confortáveis e entretidas 

Nada melhor do que mudar a rotina das crianças um pouco. E um passeio é uma boa escolha. No entanto, para uma viagem de carro, os pequenos precisam estar o mais confortável possível, além, é claro, protegidos. Portanto, a cadeirinha não pode ser esquecida. E para deixá-las entretidas todo tempo de viagem, não esqueça de preparar os desenhos e as historinhas preferidas das crianças. 

9. Atenção redobrada para as sinalizações 

Placas, pinturas na faixas e setas, preste muita atenção nelas. Elas ajudam você a não se perder e evitam possíveis incidentes que possam ocorrer no trajeto. 

Dica importante: atenção no uso do aplicativo Waze  

É comum ao realizar uma viagem de carro contar com o auxílio da tecnologia para não se perder, fazer o caminho contrário ou até mesmo andar por estradas desconhecidas. O Waze é um dos aplicativos mais utilizados no momento, porém é preciso tomar alguns cuidados, já que pode ocorrer dele orientar a fazer o caminho mais longo ou por locais com ruas precárias, como, por exemplo, estradas de chão. Portanto, atenção redobrada ao usar o aplicativo. 

Com essas dicas, agora ficou mais fácil de fazer uma viagem de carro com toda tranquilidade necessária. Gostou do conteúdo? Para conferir outras dicas como essas e saber mais informações sobre nosso hotel fazenda, siga o Piazito Park Hotel nas redes sociais: Facebook e Instagram.